Oficineiro: Wellington Abreu
O PROJETO:
OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão social por meio da arte, possibilitando aos participantes a fruição estética, a desinibição e o desenvolvimento das qualidades pessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realização de oficina gratuita de teatro;
- Multiplicar o conhecimento sobre interpretação para teatro e telenovela na escola;
- Desenvolvimento do senso crítico;
- Desenvolvimento da imaginação criativa;
- Experimentação de diversas linguagens artísticas;
- Habilidade para compreender o ponto de vista do outro;
- Desenvolvimento da sociabilidade;
- Desenvolvimento da cidadania;
- Desenvolvimento da expressão verbal.
- Multiplicar o conhecimento sobre interpretação para teatro e telenovela na escola;
- Desenvolvimento do senso crítico;
- Desenvolvimento da imaginação criativa;
- Experimentação de diversas linguagens artísticas;
- Habilidade para compreender o ponto de vista do outro;
- Desenvolvimento da sociabilidade;
- Desenvolvimento da cidadania;
- Desenvolvimento da expressão verbal.
METODOLOGIA
Corpo e psicologia do ator:
- Aquecimento corporal;
- Jogos de integração do grupo;
- Exercícios de improvisação;
- Características psicofísicas;
- Moldagem; - Flutuação;
- Irradiação;
- Vôo; e
- Fisicalização da emoção.
O ator e os meios:
- O ator de teatro;
- Ator na Televisão;
- O ator de cinema;
- O ator de TV.
A peça de teatro:
- Leitura de textos ou roteiro;
- Análise da peça
- Composição e Desempenho;
- Nascimento do enredo;
- Transformação do enredo;
- Conclusão do enredo;
- Os clímaxes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Stanislavski, Constantin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1964. Stanislavski, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1970.
Spolin, Viola. Jogos Teatrais. Editora Perspectiva. 2006.
Chekhov, Michael. Para o Ator Chekhov, Michael. 2003.
Gayoto, Lucia Helena. Voz, Partitura da Ação. Plexus Editora. 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário